16 março 2009

SOL , CALOR E CHEIRO A CELULOSE

Na Figueira da Foz tal como deverá ter acontecido em todo o Continente português o dia de domingo foi de sol e calor .
O meu olfacto dizia-me contudo que algo de impróprio pairava na atmosfera aparentemente limpa .
Há largas décadas os suecos enviaram para Portugal aquilo que rejeitaram para o seu País .
Estou a referir-me obviamente às fábricas de celulose da Celbi e da Soporcel que são agentes permanentemente poluidores desde o dia em que começaram a operar, pois estão em funcionamento 365 dias por ano , 24 horas por dia .
A noite confirmou as minhas suspeitas .
O cheiro nauseabundo provocado pelas empresas de Celulose tinha invadido a Figueira da Foz .
Como tal vinha sendo raro nos últimos tempos é caso para perguntar : o que é que estará a funcionar mal ?
Serão os filtros, ou são os novos proprietários de uma dessas empresas ?
Senhora vereadora do Ambiente da Câmara Municipal da Figueira da Foz há que indagar e já o que se está a passar, pois sabemos todos bem o perigo que representa para a saúde pública e para o meio ambiente a poluição resultante das fábricas de celulose .
E que tal se de vez em quando se aplicasse o princípio do poluidor pagador ?
E para quando a 1ª contra-ordenação da ASAE e/ou da Inspecção Geral do Ambiente a uma empresa poluente em Portugal ?
Pequenos e médios empresários ( como por exemplo os sucateiros ) são sancionados sem contemplações enquanto que para as grandes empresas poluentes vigora o sistema de auto-controlo .
Quando, meus caros compatriotas, é que vamos por côbro a esta fantochada ?

Sem comentários: