01 março 2009

SÓCRATES É FINO MAS NÃO CAÇA RATOS

Sócrates é como o avô Faustino do « Solnado que vais pr'a guerra » : só ouve o que lhe convém .
Será que também ele um dia irá sair dos escombros depois de ter rebentado a bomba , dizendo « não batam com as portas » ?
Título do Jornal de Negócios de 16.02.2009 « Dívidas forçam Manuel Fino a entregar 10% da Cimpor à Caixa » .
José Sócrates alega que só ouviu falar do negócio na 3ª feira de Carnaval dia 24.02.2009 .
A não ser brincadeira de Carnaval do Primeiro Ministro só pode ser um atestado de imcompetência passado aos seus assessores de imprensa .
Sócrates é fino mas não caça ratos .
O Fino é fino e pelos vistos caça ratos .

Mas vejamos o que diz a notícia do Jornal de Negócios :
« Manuel Fino ... vai entregar metade da sua participação de 20% na Cimpor à Caixa Geral de Depósitos . Os 10% da empresa servirão para liquidar parte do crédito de centenas de milhões de euros contraído para comprar acções . O acordo com a CGD a formalizar em breve, prevê que, durante três anos , Fino possa recomprar os 10% da Cimpor que agora cede » .
Se bem entendi Manuel Fino pediu um empréstimo à Caixa Geral de Depósitos para comprar acções e amortiza com essas acções o empréstimo que contraiu ( dação em pagamento ) . A liquidação do empréstimo é contudo original pois o mutuário fica com o direito de recomprar as acções que deu em pagamento dentro do prazo de 3 anos, ficando a CGD impedida nesse período de tempo de vender tais acções .
A notícia não esclarece sobre o preço a pagar por Manuel Fino em caso de recompra das acções , mas elucida que foi acordado que « os 10% da Cimpor sejam avaliados, para efeitos desta cedência de titularidade, acima do actual valor do mercado » .
Vá-se lá saber porquê !!!

Que o Governo socialista morre de amores pela Cimpor desde longa data já todos nós sabiamos . Basta pensar no Mini Tratado de Tordesilhas celebrado em 9 de Maio de 1997 pela Ministra do Ambiente Elisa Ferreira com a Cimpor e a Secil pelo qual foi acordada a partilha dos resíduos industriais perigosos por aquelas duas cimenteiras para efeito de co-incineração sem concurso público .
Que a Caixa Geral de Depósitos também morre de amores pela Cimpor é que já é novidade .

Sem comentários: