21 março 2009

DO CHOUPAL ATÉ À LAPA...

Do Choupal até a Lapa
foi Coimbra meus amores...

O Ministério do Ambiente errou mais uma vez ao emitir uma Declaração de Impacte Ambiental favorável ao Trecho 1 do IC-2 que prevê a contrução de um viaduto a atravessar a Mata Nacional do Choupal .
Apesar do Parecer desfavorável da Comissão Ambiental, o Secretário de Estado do Ambiente Humberto Rosa decidiu dar o seu aval à travessia do Mondego por cima do mítico Choupal . Trata-se de mais uma afronta a Coimbra que, pelos vistos, colhe desta vez o apoio do respectivo Presidente da Câmara, Carlos Encarnação .
Para além do desrespeito pelo que de simbólico representa a Mata do Choupal para Coimbra é posto completamnente em causa o já profundamente afectado equilíbrio ecológico daquela área verde que constitui uma zona tampão em termos de ruído e poluição .
Hoje cantou-se pelo Choupal no Teatro Académico Gil Vicente .
Sansão Coelho a voz mais conhecida de Coimbra apresentou o espectáculo conjuntamente com a muito simpática Joana Dias .
Quarto Minguante, J. P. Simões , Ena Pá 2 e Diabos a Sete contribuiram graciosamente com a sua arte musical e também com a força da sua intervenção para a causa da defesa do Choupal, enquanto que o biólogo Professor Doutor Jorge Paiva, o Arquitecto Luís Sousa , a Provedoria do Ambiente de Coimbra e a Quercus, através dos seus representantes, deixaram bem patente que há uma vontade indómita de não permitir que se corte mais uma fatia ao nosso Choupal que é uma referência nacional .
A luta vai continuar com a preparação e entrega da acção administrativa especial que visa a impugnação da Declaração de Impacte Ambiental que abre as portas à delapidação do Choupal .

Sem comentários: