29 junho 2007

MARIANO GAGO É SURDO

Indiferente à chuva de críticas de professores e alunos, o ministro Mariano Gago lá conseguiu a aprovação a todo o gás na Assembleia da República do novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior .
O Partido ( pseudo ) Socialista quer abrir as portas das universidades públicas às fundações de direito privado .
Gago quer mandar nas universidades e politécnicos através da nomeação dos membros do Conselho de Curadores, que irá gerir as futuras fundações .
O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e as Associações de Estudantes contestam o modo de eleição do reitor e a possibilidade de uma faculdade se separar da universidade sem intervenção ou contra a vontade dos respectivos órgãos .
Os Professores contestam sobretudo a forma de escolha do reitor e o novo modelo de gestão, dado que os reitores deixam de ser eleitos e passam a ser nomeados por um conselho geral, cuja composição terá de incluir personalidades externas, num mínimo de 30 por cento.
Os estudantes consideram que o regime ora aprovado na generalidade conduz à privatização e à elitização do Ensino Superior, retirando poder aos alunos e dificultando a sua participação na vida académica .
O Governo conseguiu pôr na rua mais um barril de pólvora .
Sócrates e os seus ministros são Mestres ( senão mesmo Catedráticos ) em conflituosidade social .

Castanheira Barros Advogado / Coimbra

1 comentário:

Vítor Ramalho disse...

Parabéns pelo blogue.
A co-incineração não passou a co-incineração não passará.