13 junho 2008

PORREIRO PÁ ... O TRATADO FOI CHUMBADO

O não da Irlanda ao Tratado Reformador da União Europeia vem dar consistência à tese que sempre defendi da realização de um referendo prévio .
Para além de ser deliberadamente confuso, o Tratado não foi objecto de discussão pública e constitui uma tentativa de imposição dos dirigentes políticos aos cidadãos da Uniao Europeia .
Se mais referendos houvesse mais reprovações se verificariam muito provavelmente .
É tempo de os mentores do supra-referido Tratado aprendereem com esta segunda lição .
Os dirigentes políticos que gastaram rios de dinheiro na pomposa sessão de assinatura do Tratado e nas inúmeras deslocações que efectuaram para a sua negociação restrita deveriam ser obrigados a restituir do seu bolso essas quantias aos respectivos erários públicos .
Esta é, inquestionavelmente, uma derrota para José Sócrates no dia em que visita oficialmente a cidade ( Coimbra ) que quer transformar na capital do lixo tóxico e para todos aqueles que , como Deus Pinheiro e Vital Moreira , defenderam a imposição elitista do Tratado Europeu sem consulta pública .
Sempre me demarquei da posição oficial do PSD relativa à ratificação parlamentar do Tratado . Será bom que, ao menos no meu Partido, haja a coragem para não embarcar em modas e defender que o Povo deve ser directamente consultado em matérias tão delicadas quanto esta do Tratado Reformador da União Europeia .
Continuo à espera desde Dezembro de 2007 pela publicação no Jornal Público do artigo de opinião subordinado ao título « A minha Europa não é a Europa de Sócrates » a propósito do Tratado Reformador Europeu que então enviei para a redacção daquele Jornal .

Sem comentários: